sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

INDISCIPLINA ESCOLAR: SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

 Maria Teresa Ceron Trevisol
 UNOESC – Campus de Joaçaba (SC)
Programa de Mestrado em Educação

RESUMO
A indisciplina representa um dos principais fenômenos que geram dificuldades no contexto escolar. Esse fato vem se agravando de tal forma que nem a escola nem a família conseguem solucionar o problema. Tal fenômeno é caracterizado de diversas formas, porém as idéias acerca desse tema estão longe de serem consensuais. Este artigo visa discutir os sentidos atribuídos por alunos do ensino fundamental ao fenômeno “indisciplina escolar”, as causas que são consideradas por eles como geradoras desse fenômeno e a avaliação das medidas que estão sendo tomadas para resolver ou amenizar o problema. Partimos do pressuposto que, se desejamos intervir na realidade educacional, devemos conhecer, de antemão, a forma como os sujeitos que estão envolvidos nessa realidade compreendem os dilemas que vivenciam e as alternativas de modificação dessa situação. Os sentidos atribuídos pelos alunos ao fenômeno “indisciplina” refletem uma pluralidade de terminologias. O fenômeno “indisciplina escolar” não é um problema que poderá ser resolvido de forma isolada, somente abrangendo a esfera escolar. Faz-se necessário uma aproximação maior entre a escola, a família e as esferas públicas, como o conselho tutelar, as promotorias de infância e de adolescência, as universidades (professores e, principalmente, os acadêmicos que estão em formação em diferentes áreas), visando um trabalho integrado, não apenas discutindo as dificuldades existentes no contexto escolar, mas com a inserção desses novos olhares possibilitar uma ressignificação das formas e modelos de intervenção nesse contexto.
Palavras-chave: Indisciplina escolar. Sentidos atribuídos pelos alunos do ensino fundamental. Contexto escolar.

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